Muco – Museu da corrupção

O Muco – Museu da Corrupção é um site elaborado pelo pessoal do Diário do Comércio que possui muita informação acerca da corrupção dos políticos brasileiros.

O “museu” foi criado pelo arquiteto mineiro Rodrigo de Araújo Moreira no dia em que a descoberta do Brasil completou 509 anos; nesta época o escândalo das passagens aéreas ocupava o lugar das manchetes.

O prédio tem também uma parte cega – em que tudo é parede.

“É toda uma parede dos fundos, com aquele triângulo inclinado e a torre, toda aquela parte alta é cega. Se fizer as contas, a parte cega é maior que a transparente. Quem passar pelo lado de lá vai achar que aquilo tudo está oculto”. Rodrigo de Araújo Moreira

Esse é o lado oculto da corrupção.

A proposta do site é exibir e provocar a reflexão sobre os escândalos que marcam a história do país. Atualmente os dados são da década de 70 até os dias atuais, porém a equipe promete incluir a história mais antiga progressivamente.

Vale a pena acompanhar e divulgar pela pertinência do assunto. Esta é uma iniciativa de trabalho em permanente construção e promete atualização frequente com os fatos do dia.

A pesquisa inicial foi feita pela jornalista Kássia Caldeira e destaca os 15 episódios mais rumoros dos últimos anos. Entre eles, a Operação Satiagraha, a Máfia das Sanguessugas, o Mensalão, o caso do juiz Nicolau “Lalau” dos Santos Neto do TRT de São Paulo, a Operação Anaconda e os “dólares na cueca”.

O site conta também com uma lista de matérias sobre as operações da polícia federal, e promete uma seção com sugestões de links sobre a corrupção e outra com publicações recomendadas.

Para os próximos meses está prevista uma seção de charges e uma linha do tempo ilustrada.

Os leitores podem enviar seus comentários acerca do site para o endereço museu@dcomercio.com.br.

fonte: http://www.dcomercio.com.br/muco/home.htm

Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s