Introdução – As origens pagãs do mito de Cristo

Esta é a introdução às origens do cristianismo na religião pagã antiga. Você descobrirá as evidências, os estudos e as razões por trás do entendimento da história intelectual ocidental que abrirá os seus olhos.

Você já deve saber que árvores de natal e ovos de páscoa tem origens pagãs, e provavelmente sabe que as datas destes feriados são pagãs também. Interessante. Não é só isso que você encontrará aqui. Você descobrirá que as culturas antigas do mediterrâneo compartilhavam idéias padrão acerca dos deuses, seus poderes e lugar no universo – e que o cristianismo simplesmente adotou essas idéias e as aplicou a Jesus. Os povos antigos sabiam que homens divinos faziam milagres. Os primeiros cristãos pensaram que Jesus era um homem divino, e por isso contaram histórias de Jesus fazendo milagres. Eles até mesmo disseram que Jesus fazia os mesmos milagres que outros homens divinos.

O núcleo do cristianismo – a adoração de um homem divino que fala, caminha, opera milagres e traz salvação – era também o núcleo de outras religiões antigas que iniciaram pelo menos mil anos antes de Jesus.

Céu, inferno, profecias, possessão por demônios, sacrifício, iniciação por batismo, comunhão com deus através da santa ceia, o Espírito Santo, monoteísmo, imortalidade da alma e muitas outras idéias “cristãs” pertenciam a fés pagãs mais antigas. Elas eram simplesmente parte da cultura mediterrânea antiga. Assim como filhos de deuses que operam milagres, nascidos de uma mulher, eram elementos comuns da religião pagã pré cristã. Mitra era assim, Dioniso, Átis, Osíris, Orfeu e outros.

E eles permaneceram na cultura por gerações – séculos – antes que Jesus aparecesse para São Paulo.

Nenhuma análise abrangente e consistente das evidências pode definir o cristianismo como fundamentalmente diferente de outras religiões pagãs antigas.

Esta é uma tradução do site Pagan origins of the Christ myth.

Esse post foi publicado em As origens pagãs do mito de Cristo, Religião. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Introdução – As origens pagãs do mito de Cristo

  1. Pingback: Tweets that mention Introdução – As origens pagãs do mito de Cristo « A fantástica fábrica de informação -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s