Vampiros Emocionais – Como lidar com pessoas que sugam você

 

Não sabe como lidar com pessoas difíceis ?

 

Neste livro o autor Albert J. Bernstein apresenta de maneira simples o entendimento destas pessoas e a maneira de lidar com elas.

 

O autor descreve 5 tipos de vampiros emocionais (antissociais, histriônicos, narcisistas, obsessivo-compulsivos e paranóicos) e mostra as qualidades de cada perfil que podem ser boas em um contexto e causar tantos problemas em outro.

 

Segundo o autor os “vampiros” não são inerentemente maus mas seu vampirismo vem da falta de maturidade destes seres das trevas. A proposta desta obra é ensina-lo a identificar os “vampiros” e o que fazer quando estiver sob ataque destes seres que vêem os demais como meras fontes daquilo que querem ter.

 

Os vampiros são comparados às crianças de 2 anos de idade e como tal deve-se usar as mesmas estratégias que se usa com crianças: “definir limites, preparar-se para emergências, ser coerente, fazer o mínimo possível de sermões, recompensar o bom comportamento e ignorar o mau e, algumas vezes, deixá-los de castigo”.

 

Importante destacar que os vampiros tem diferenças inerentes e que se você analisar o que eles fazem conforme seu próprio entendimento você acabará se enganando e sendo usado impiedosamente. Eles não são justos mas são bem coerentes com sua forma de pensar.

 

À primeira vista eles podem parecer encantadores mas quando percebemos eles já nos deixaram na pior e ainda ficamos nos perguntando se o erro foi nosso.

 

Os “vampiros” têm um efeito hipnótico. Eles nos atraem e então nos sugam nossa energia emocional. Depois nos deixam para trás exauridos.

 

Os vampiros são egoístas, agem como se as regras fossem apenas para os demais e como se nunca fossem culpados, são imediatistas e dão “xilique” quando não conseguem o que querem.

 

Insensíveis e insaciáveis, tiram tudo de você para satisfazerem os seus desejos.

 

São aproveitadores que sempre tomam mais do que dão.

 

Um ator vencedor do Oscar perde em intrerpretação para estas criaturas das trevas, portanto muito cuidado com suas interpretações absolutamente convincentes.

 

São motivados pelo desejo daquilo que querem.

 

Os vampiros fictícios não se vêem no espelho; os da vida real não se enxergam.

 

Não tem discernimento do que são ou fazem.

 

Os vampiros emocionais provocam fortes reações imediatas, tanto boas quanto más, raramente sendo algo intermediário.

 

Dentre o vampiros antissociais há os aventureiros, os “vendedores de carros usados” e os valentões.

 

Já os histriônicos dividem-se em exagerados e passivo-agressivos.

 
Os narcisistas podem ser do tipo que “se sente superior a todos os mortais” ou astros.

 

Os obssessivo-compulsivos podem ser perfeccionistas ou puritanos.

 

E finalmente os paranóicos são visionários ou ciumentos.

 

Este livro é de fácil leitura e entendimento e absolutamente necessário para se viver a vida quando se tem que conviver com os “vampiros”.

 

“Para se proteger você precisa saber com quem está lidando.”

19 responses to this post.

  1. Posted by viviane on sábado, 4 janeiro 2014 at 6:44:34

    Ok… todos somos vampiros. Ou não.

    Resposta

  2. Acho que o mais difícil de lidar é quando um desses vampiros é um dos seus pais, o momento que você cai na real que a pessoa só te usa como arma pra conseguir as coisas que quer, a pessoa que você acreditava que te amava, que cuidaria de você e estaria do seu lado pro que der e vier, não passa de cobra se enrolando no seu pescoço pronta pra te dar o bote e te jogar na sarjeta. Como saber disso já me doeu, feriu muito, hoje saber que não posso confiar, sempre ficar de olhos abertos e atentos por mais que me doa é a melhor alternativa, mas é uma relação doente que não acrescenta em nada e difícil de lidar principalmente quando ainda não posso simplesmente chutar o pau da barraca e seguir em frente, não posso só sair de casa e me livrar de tudo isso, eu preciso ter uma estrutura e quando sair, sair vitoriosa. Pois é isso que eu quero e acima de tudo no que acredito, ela não irá me derrotar lutarei com todas as forças até vencer.

    Resposta

  3. O meu marido está me deixando louca não sei se ele faz sabendo o que está fazendo ou não ele diz que ninguém é obrigado a cuidar de ninguém e que enquanto ele paga o carro que está no nome do seu irmão eu devo ajudar com a despesa e com minhas coisas banais que é roupa calçado e tudo que minha filha quiser enquanto ele paga pensão para os filhos que ele tem com outras mulheres e o que sobra ele coloca na conta do irmão dele por favor se eu estiver errada em estar com raiva dessa situação me diz talvez o problema deva ser eu…

    Resposta

    • C,

      a situação parece complexa. É difícil dar um parecer tendo tão pouca informação.

      Não parece que ele está tirando vantagem de você, mas que ele pede tua ajuda para pagar parte das despesas enquanto ele paga outra parte.

      Resposta

  4. Só para complementar. Acham que eu sou otária ainda…Pois pedi para não jogar vídeo game na minha TV e o cara joga, achando que eu não sei…Minha sogra é cara de PAU!! O creme dela deveria ser óleo de peroba porque estou para ver uma mulher cínica, aproveitadora, mesquinha, ordinária e cara de PAU como essa aí!!! E o neto que foi criado com ela tem o mesmo caráter…Ela vive acobertando as coisas que o moleque faz, e cobra demais do meu marido. E olha gente, juro já melhorou muito…Porque esta história daria um belo livro de tirar qualquer um do sério…tenho medo porque minha família toda tem problemas de pressão alta e AVC…E eu não consigo me controlar fico tão nervosa que até perco o foco do que estou estudando…O que me alivia é escrever em sites como este que por sinal muito legal, para desabafar um pouco…Meu marido é enérgico, ele cansa de falar…de pedir…Mas entra em um ouvido e sai no outro, eles ignoram, a velha infeliz diz ao neto para não dar ouvido ao que diz o tio…Quando melhoram, melhoram 15 dias, depois voltam a fazer tudo de novo… Passando para a gente atestado de otário…tenho muita vontade de ir embora e aí quero ver quem vai pagar as contas de água e luz. Visto que o moleque não gosta de trabalhar, só tocar em bandinhas emos sem ganhar nada…Só cachaça em troca!! AAAAFFFFEEEE saco cheio mesmo… Se eu trabalhasse eu já teria ido embora com o meu marido…Tenho 37 anos e ele 41 e não temos filhos, aliás nem podemos ter morando aqui… Uma época ele quis ter um filho para ver se a situação melhorava, mas eu disse que não! Não vou colocar uma criatura nesta situação para depois ficarmos eu e meu filho nunca enrascada.E eu não vou usar uma criança par colocar estes dois caras de pau na linha…Quero sim ter um filho, mas depois que eu tiver meu emprego e a minha casa, longe deste tipo de prisão. Eu todos os dias peço ao Universo, deus, sei lá quem…Para me ajudar a passar num concurso e ir trabalhar…Porque não suporto ver meu marido levantando as 5 da manhã pegando trem e ônibus cheios enquanto o moleque que já repetiu 2 anos seguidos o segundo colegial, dorme a tarde inteira, não presta nem para limpar um quintal ou colocar o lixo para fora, aos finais de semana ainda traz umas vagabundas para dormir dentro de casa… E antes que eu queria estudar e ele ouvia o som ALTO!! Gente eu prestei para o BACEN (um concurso difícil – em 2010), pedi a colaboração deles e nada…Era para técnico…Eu sempre fui muito estudiosa, mas não há quem aguente ter de estudar contabilidade com um infeliz ouvindo emo com som alto né??!! Eu disse ao meu marido que teria passado se não fosse isto…Todos os dias durante os meses que eu estudei ele ouvia o som alto… Fiz 126 pontos…Não passei. desta vez eu fui falar com ele…escuta vc pode ouvir o seu som baixo porque eu quero estudar. A avó dele ficou com cara feia por quase um mês comigo!!! É um favor que ela me faz…O importante é ele não ouvir estes lixos alto e atrapalhar os meus estudos…

    Resposta

    • Não creio que a vinda de um filho teu produzirá melhora no comportamento dos sujeitos.

      Já passei pela situação de estar estudando e alguém muito próximo sabotar os meus estudos ouvindo som ou tv em altíssimo volume, ou mesmo conversando em alto volume e até inventando situações para me atrapalhar.

      Na minha humilde opinião o melhor a fazer é se planejar para se afastar desse tipo de pessoa o quanto antes.

      A melhora de qualidade de vida que obtive depois que me afastei desses tipinhos é imensa.

      Ainda não cheguei ao ponto que almejo mas certamente estaria muito melhor sem certas pessoas me sabotando.

      Boa sorte nos teus estudos e jamais compartilhe teus planos com essas pessoas. Não dês oportunidade para eles te sabotarem.

      E obrigado pelo elogio ao blog.

      Abraço.

      Resposta

      • Jeferson,

        Obrigada pelo comentário. Fico bastante agradecida. E eu tenho certeza que quando me afastar destas pessoas a minha vida e a vida do meu marido irá melhorar muito…Desta vez não permito que me sabotem. Eu estudo mesmo com som, coloco um fone no ouvido e vou em frente…Sim. Seu blog é de grande valia para quem precisa desabafar ou precisa de um conselho. Muito bem sacado o objetivo do blog. Espero que tenhas o sucesso que almejas e que tudo dê certo para vc!
        Abraço

        Luccy

        Resposta

  5. Moro com meu marido nos fundos da casa da minha sogra. Sinto a minha sogra e o neto dela de 19 anos, que não faz “picirica” nenhuma da vida, uns vampiros. Meu marido trabalha, trabalha e não sobra dinheiro para comprar roupas, nem nada….Só pagar contas de água e luz. Minha sogra lava roupa como se tivesse criança pequena em casa. Ela tbm não tem renda nenhuma, NADA!!! Vive de cesta básica que o irmão do meu marido dá. O moleque é um vagabundo de marca maior. Há pouco peguei uma TV que eu tinha e estava na casa de um amigo. Uma TV nova e muito boa por sinal. Deixei na sala da casa deles para meu marido assistir futebol. O moleque ganhou uma porra de um video game e começou a jogar na minha TV. POXA!!! Tenha dó né!! Além de dar tem que arreganhar como dizia minha avó…Eu quis trazer a TV para o meu quarto várias vezes, mas meu marido fica sem graça de ter que dizer a eles que eu quero a TV de volta. O moleque não tem nada!!! Sabe o que é nada. Tudo o que aparece na mão dele ele estraga. Desde celular até MP4…Ele conseguiu estragar um PC que a avó trouxe para ele, foi dado de presente por um tio do SUL. Agora minha TV está na mira? E eles quando quebram algo não levam para arrumar nem a pauladas, apenas enconstam o aparelho, ou jogam fora, agem como se fossem ricos.Eles não preservam nada, destroem tudo!! As luzes de dentro de casa ficam sempre acessas, só sabem gastar, gastar e gastar…Eu e meu marido não temos condições de alugarmos uma casa com o salário dele…Eu estou estudando para um concurso…O problema é que fico sempre nervosa. Sinto dores no peito e vontade de estrangular minha sogra e o netinho vagabundinho que fica jogando vídeo game ao invés de ir procurar um emprego para ajudar a pagar as contas de dentro de casa…ODIOOOOOO

    Resposta

  6. Olá, passo um drama tem uma pessoa em casa que não posso entrar em detalhes,pede,pede e pede tudo,desde de dinheiro pra passagem,nao pode ver um creme um perfume pede também,e se ajuda pedindo e tras mais colegas pra que ela sirva-as também daquilo que não é dela.Por Deus,me sinto sugada. A situação apertou acredito que nada é por acaso,deus sabe de tudo e estou economizando ao máximo,mas a infeliz sabe da situação e todo dia quando me vê pede ou fala de faturas atrasadas. Deus nos ajude eliminando esses encostos das nossas vidas.Amém.

    Resposta

    • Cara colega,

      já passou da hora de terminar essa relação.

      Se é você quem paga as contas e a casa não é tua, você pode viver muito bem sem esse encosto em outra casa.

      Se a casa é tua e ela é só uma “amiga”, põe ela para fora de casa. Simples assim.

      Se ela não contribui com o orçamento, cabe a você definir as contas.

      Pensa o seguinte: um malandro reconhece uma pessoa generosa e vai tirar tudo que puder sem oferecer nada em troca, a não ser palavras.

      Não dês confiança.

      Resposta

  7. Posted by Valeria Prado on domingo, 12 fevereiro 2012 at 15:31:24

    Pior eu tenho um marido aproveitado que não se move vive na minhas costa e não sei propio lida com essa situação e também tenho um filho pequeno e não posso mover tanto mas não vejo a hora de me liberta dessa gentacha.

    Resposta

    • Valeria,

      vejo que você está numa situação complicada.

      Ninguém merece um folgado que não comparece.

      Se eu fosse você pensaria em uma forma de viver com o filho e estar separada do sujeito, assim como algumas mães fazem.

      Sejamos justos: cada um deve contribuir com alguma parte, se ele só quer se aproveitar de você é melhor cair fora.

      Resposta

  8. Posted by Fatima Rodrigues on quarta-feira, 30 novembro 2011 at 9:13:19

    Gente estou pasma!!!! Minha sogra é uma vampira, um ser sem noção, preste a sugar a energia de todos ao seu lado, sempre se fazendo de vitima, pobre coitada, se expresso minha opinião ela diz que quero mata-la, marido diz que ela é uma santa, não estou aguentando mais, pior moro em cima da casa dela, e ele é filho único e ela é viúva, preciso urgente de ler esse livro!

    Resposta

  9. Tive que passar por um problema pessoal grave para chegar à conclusão de que estou primeiro e a minha saúde mental e física. Cortei com uma pessoa que que se achava meu chefe e me vinha sugando literalmente a energia e a personalidade.

    Tinha que estar sempre de acordo com tudo e a confirmar afirmações narcisistas o que ele falava e ficar calada, caso contrário as conversas duravam horas ao ponto de eu passar mal das tensões por estar tanto tempo sempre a olhar nos olhos essa pessoa e de pé. Se desviasse o meu olhar ele perguntava-me “estas a ouvir-me???”.

    É preciso amor próprio para romper com essas pessoas pois é preferível a solidão e que não gostem de nós a ser escrava de alguém.

    Resposta

  10. Estou doida para comprar esse livro. Tem uma vampira no meu trabalho que enche o meu saco. Só vive reclamando da vida, produz pouco e ainda atrapalha quem quer trabalhar. É uma chata ! Vivo me perguntando se eu não vivo alimentando esse serzinho insuportável que me escolheu para vítima. Tenho que dar um basta. Preciso de HELP!!!!

    Resposta

  11. [...] This post was mentioned on Twitter by Jeferson ., F F de Info. F F de Info said: Você conhece os vampiros emocionais ? http://bit.ly/cBMBUu [...]

    Resposta

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

